Search
Thursday 22 October 2020
  • :
  • :

Comunicação

A Pastoral da Comunicação (ou simplesmente PASCOM) nasceu da necessidade da Igreja Católica de comunicar-se, seja pelos meios impressos, pelos veículos como televisão e Internet, ou através das redes sociais.
Os documentos que tratam do tema comunicação são recentes, mas isso não inibe o trabalho realizado por agentes – na maioria das vezes voluntários – que, com alegria, comunicam a boa nova em suas paróquias, dioceses e regionais.
Uma das funções da PASCOM é comunicar. Mas acredite, comunicar não é “só comunicar”. A comunicação que a PASCOM trabalha engloba a comunicação entre as pastorais e a comunicação das pastorais com a comunidade; de forma a INTEGRAR as pastorais, os movimentos, as pessoas, o pároco; procurando levar todos a anunciarem a mesma palavra de amor que Jesus nos anunciou.

A Igreja é servidora; por isso, a Pastoral da Comunicação coloca-se como parceira de todos os que querem fazer uma sociedade mais solidária, justa e fraterna. A comunicação não é apenas um meio para a solidariedade; é a primeira e mais básica manifestação de solidariedade.

A Instrução Pastoral AETATIS NOVAE, cita que “o trabalho dos meios de comunicação católicos não é só uma atividade complementar que se vem juntar às outras atividades da Igreja: a comunicação social tem, com efeito, um papel a desempenhar em todos os aspectos da missão da Igreja. Não é suficiente, também, ter um plano pastoral de comunicação, mas é necessário que a comunicação faça parte integrante de todos os planos pastorais, visto que a comunicação tem, de fato, uma contribuição a dar a qualquer outro apostolado, ministério ou programa” (Aetatis Novae, 1992, n. 17).

Todos nós devemos procurar espalhar a palavra de Deus, seguindo os passos de Jesus Cristo. Logo, mesmo não fazendo parte efetivamente da PASCOM, cada um de nós tem o papel evangelizador quando agimos baseados no ensinamento “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura” (Mc 16, 15). Mas a Pascom é quem auxilia nessa missão como facilitadora das relações, ajudando na construção de uma comunidade unida e fraterna, com crescente espiritualidade, na construção de um mundo melhor.

A Pastoral da Comunicação tem por objetivo animar e articular a comunicação na Diocese, com os meios e os processos de comunicação, tendo presente a cultura e as linguagens geradas pela revolução das novas tecnologias que constituem o novo areópago para anúncio do Reino de Deus a todos os povos.

Contato 

Coordenador 
Alvino José
Rua:
33-98884-0556 Felisburgo MG

E-mail: pascomtvalmenara@gmail.com
Site: www.diocesedealmenara.org.br

 

Assessor Eclesiástico
Pe. Leandro Mendes
Praça Cristo Rei, snº
leandromendespucminas@gmail.com

39950-000 Rubim – MG
(35) 987626108

Comissão formada por representantes das Foranias da Diocese

Forania Centro (Almenara, Jordânia e Bandeira): Gabriel, Thamires

Forania Norte (Mata Verde e Divisópolis): João Carlos

Forania Sul (Rubim, Rio do Prado e Palmópolis): Clara, Livia

Forania Leste (Salto da Divisa, Sta. Maria do Salto, Sto. Antônio do Jacinto e Jacinto):

Forania Oeste (Jequitinhonha, Joaíma, Monte Formoso, Felisburgo e Fronteira dos Vales): Hugo, Daílson, Alvin

===============================================================================

Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil

Inspirado na prática e na vivência da comunicação da Igreja no Brasil, o Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil destina-se, em primeiro lugar, aos responsáveis pela formulação e pela condução das práticas de comunicação nos diferentes âmbitos da vida eclesial e nas relações da Igreja com a sociedade. O Diretório de Comunicação tem como principal objetivo motivar a Igreja a uma reflexão sobre a natureza e a importância da comunicação para a vida da comunidade eclesial, nas relações entre seus membros, nos processos de evangelização e no diálogo com a sociedade. Publicado em 2014.

Para ler o Diretório, clique aqui. Caso deseje adquirir o livro impresso, clique aqui.

 

Guia de Implantação da Pascom

O Guia de Implantação da Pascom é uma ferramenta, um subsídio que se propõe às novas lideranças convocadas para o trabalho da comunicação cristã. O texto que você tem em mãos não tem a pretensão de exaurir o assunto, muito menos de ser definitivo, mas quer ser um trabalho aberto, em contínua construção, para ser emendado e aprimorado à medida que for usado no dia a dia pelos agentes da Pascom. Portanto, você também está convidado a atualizá-lo para, quando oportuno, ser reeditado. Publicado em 2018.

Para acessar o Guia, clique aqui. Caso deseje adquirir o livro impresso, clique aqui.

arquivo em PDF:  Guia-de-Implantação-da-Pascom

 

Para acessar documentos do Magistério e pronunciamentos pontifícios, clique aqui.