Cáritas Diocesana de Almenara celebra 40 anos escutando o clamor do povo do baixo Jequitinhonha

A Cáritas Diocesana de Almenara celebra 40 anos de história junto ao povo da região do Baixo Jequitinhonha. Inspirados pelo tema “Cáritas Diocesana de Almenara: 40 anos escutando o clamor do povo, rumo à construção da sociedade do Bem Viver”, as atividades de celebração têm início com o lançamento do seu selo comemorativo.

O selo faz referência à canoa ou escaler, que integram a paisagem do rio Jequitinhonha como meio de transporte e de herança da sabedoria ancestral dos povos indígenas e quilombolas que habitaram e habitam a região. Também homenageia o povo do Vale, por meio das imagens do canoeiro e da canoeira, personagens típicos das margens do rio. O Jequitinhonha, palavra de origem indígena que significa “rio largo e cheio de peixes”, é outro elemento representado no selo comemorativo, simbolizando a vida, as riquezas e as belezas da região, localizada no Nordeste de Minas Gerais.

Fundada em 01º de agosto de 1983, a Cáritas de Almenara está presente nas 18 paróquias da diocese, que é formada por 17 municípios, promovendo diversas ações no campo da educação ambiental, dos direitos humanos, da convivência com o semiárido, da economia popular solidária, da segurança alimentar e nutricional, da agroecologia, da comunicação popular, da geração de renda, das ações solidárias emergenciais e outras.

Cáritas Diocesana de Almenara celebra 40 anos escutando o clamor do povo do Baixo Jequitinhonha.

O presidente da Cáritas Diocesana, padre João Amaral Rocha, lembra que a entidade nasceu para ser a voz da Igreja dando suporte e apoio às comunidades e organismos na organização, na formação, nas lutas por direitos e nas conquistas sociais. Padre João destaca o compromisso da Cáritas com a ética e com a justiça social.

Para Samuel da Silva, secretário regional da Cáritas em Minas Gerais, comemorar 40 anos é, principalmente, a celebração da caminhada junto ao povo de Deus no território do Baixo Jequitinhonha: “Uma caminhada de diálogo, de apoio, mas, principalmente, numa perspectiva de transformação das condições de injustas dessa realidade. Por tudo isso, louvamos a Deus por essas 4 décadas de caminhada conjunta da Cáritas sempre apoiando aqueles e aquelas que mais precisam, conforme nossa missão institucional que nos guia”.

Entre as ações de comemoração dos 40 anos, a Cáritas irá lançar um vídeo documentário sobre sua história e uma série de conteúdos nas redes sociais. No dia 30 de julho, será realizada uma celebração, em Almenara, com a presença da diretoria e equipe da Cáritas, lideranças comunitárias, integrantes das paróquias e das pastorais sociais da diocese, de organizações parceiras e outros convidados. A celebração terá início com um café da manhã partilhado, seguida de uma missa em ação de graças e será finalizada com um almoço comunitário.

A agente Cáritas, Anita de Cassia Santos, relembra que, nesses 40 anos, a entidade participou, construiu, mobilizou e protagonizou ações em prol de uma vida digna e soberana para todos. Anita, que é de Jequitinhonha e atuou por muitos anos na Cáritas Diocesana, atualmente trabalha em um serviço da política de Assistência Social da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, executado em parceria com a Cáritas Regional Minas Gerais. Ela destaca as ações da Cáritas de Almenara com as mulheres do Vale no reconhecimento do seu trabalho e do protagonismo de suas ações, na luta por políticas públicas específicas para as mulheres, por uma economia justa, soberana e igualitária e pela garantia de direitos à vida, à água e à alimentação de qualidade.

Dom Hugo Maria van Steekelenburg, bispo emérito da Diocese de Almenara, ressalta que “a Cáritas é exatamente para despertar no meio de nós a preocupação com os pobres”. O bispo, que faz parte da história da entidade, a parabeniza pelos seus 40 anos: “a Cáritas aqui do Brasil, eu acho com muito orgulho, pode olhar para esse pedacinho aqui, esse Vale do Jequitinhonha, onde realmente a Cáritas mostrou o que é Cáritas: preocupação com os pobres, muita alegria, muita partilha. Então, vamos para a frente. Parabéns! Muitos anos de trabalho e não desanimem!”.

Por Lívia Bacelete, da Cáritas Regional Minas Gerais