Diocese celebra o jubileu pelos 40 anos de criação

Animados ao som de um grande coral Diocesano, dois mil fiéis participaram da missa de Ação de Graças em comemoração ao Jubileu pelos 40 anos de criação da Diocese de Almenara(MG), na manhã deste domingo, 11 de setembro, no Ginásio Poliesportivo Candido Mares Neto em Almenara. A celebração foi presidida pelo bispo diocesano, Dom José Carlos Brandão Cabral, agora administrador apostólico da diocese. (Dom Cabral, foi nomeado pelo Papa Francisco, em 3 de agosto, o novo bispo da diocese de São João da Boa Vista em SP)

Inúmeras autoridades estiveram presente; o prefeito de Almenara, o tenente da Policia Militar, representante do Judiciário,  participaram da missa,  o arcebispo de Diamantina (MG), dom Darci Nicioli; o bispo de Eunápolis, dom José Edson (BA), dom Hugo; bispo emérito de Almenara (MG), Pe. Carlos Magno representante do Clero de Araçuaí, Mons. Uilton de Vitória da Conquista(BA) e Cerca de 20 padres, religiosos e religiosas, seminarista também prestigiaram a cerimônia.

Centenas de pessoas vindas de várias caravanas da Diocese animaram a festa cantando com o coral Diocesano. Todos os cantos da celebração foram entoados pelo coral regido pelo padre Gabriel Caetano, administrador paroquial na Paróquia Senhor Bom Jesus, Rubim.

Dom Hugo Van Steeklenburg (bispo emérito), fez a homilia rememorando a caminhada dos bispos que o antecederam e sua contribuição para a Diocese. O ofertório contou com a participação dos fiéis que ofertaram uma grande cesta de frutas ofertadas de várias comunidades rurais, frutos da terra de nossa diocese. O grupo de jovens da paróquia Nossa Senhora de Fátima em Mata Verde, apresentou uma coreografia mariana com um imenso véu que cobriu toda assembleia presente, levando até o bispo a Coroa de Nossa Senhora de Aparecida, entregando-a nas mãos de Dom Cabral para a  coroação da Imagem que estava no altar.

Ao término da missa, dom Cabral falou aos fiéis sobre sua partida e fez um emocionante agradecimento por estes 09 anos a frente da Diocese de Almenara: “Uma Igreja Madura que agora cede seu bispo para uma nova missão”, Vamos juntos avançar como Igreja viva, sinodal e Missionária!, exortou Dom Cabral.

Texto: Pe.Leandro Mendes (animador da Pastoral da Comunicação diocesana.

Link, reportagem da REDEVIDA