Diocese de Almenara celebra a instalação de nova Paróquia em Palmópolis e posse do primeiro pároco

Centenas de fiéis se reuniram, neste domingo (8) de dezembro, na cidade de  Palmópolis – MG, durante a Solenidade da Solenidade da Imaculada Conceição de Nossa Senhora, para participar da celebração de Instalação Canônica da Paróquia Imaculada Conceição e Santo Antônio, a 18ª paróquia da Diocese de Almenara, que terá como primeiro pároco o padre David Moreira. Um momento de grande importância e significado para o processo de evangelização e difusão do evangelho.

Na procissão de entrada, a participação das comunidades, pastorais e movimentos que vão integrar a nova paróquia. Também foi lido um breve histórico da caminhada pastoral da comunidade, ata de criação e a ata de posse do novo Pároco. Durante da celebração, o Bispo Dom José Carlos Brandão Cabral e os padres David,(pároco) Pe. Rafael (chanceler da cúria) e Pe. Leandro (vigário forâneo), fizeram um breve momento de oração, dentro da capela, na presença do Santíssimo Sacramento. Em seguida, o Chanceler da Cúria, padre Rafael, leu o Decreto de criação da nova paróquia, precedida da assinatura da Ata por padre Leandro, Pe. David, que recebeu das mãos de Dom Cabral a ata de criação da nova paróquia. Sendo aplaudido por todos.

No Evangelho, Dom Cabral se dirigiu ao padre David. “Recebe o Evangelho de Cristo, do qual foste constituído mensageiro. Transforme em fé viva o que lês, ensina aquilo que crês e procura realizar o que ensinas”. Após a homilia, o novo pároco fez a renovação das promessas sacerdotais perante o bispo, a profissão de fé e o juramento de fidelidade, recebendo os diversos instrumentos que o ajudarão a desempenhar bem sua missão e que representam seu serviço perante à paróquia, como a chave do sacrário, a estola e os instrumentos dos sacramentos. O Bispo, então, empossou o novo pároco e entregou-lhe o documento de nomeação e a Sede Presidencial. “E em nome de Cristo e da Igreja presida com alegria e dedicação esta porção do povo de Deus que hoje lhe é entregue”, concluiu Dom Cabral.

Ao final, padre David fez um discurso de agradecimento e compromisso perante os leigos e leigas das comunidades que farão parte da Paróquia Imaculada Conceição e Santo Antônio. Em um clima de festa, encerrou a celebração com a alegria dos fiéis e a certeza de que o Senhor conceda ao povo desta nova comunidade paroquial confiança e animação para prosseguirem com sincero entusiasmo.

Confira as fotos e vídeos da celebração.

No vídeo abaixo, Dom Cabral, fala desse momento importante para a Diocese de Almenara.

Fonte: Pascom