Pastoral do Dízimo realiza 1° Encontro Diocesano

A Diocese de Almenara realizou no dia 02 de setembro no Centro Diocesano Pe. Luis Sandrini em Almenara, o seu primeiro encontro da Pastoral do Dízimo, reunindo membros de diversas paróquias para discutir e fortalecer a importância do sustento da Igreja através dessa prática.

O encontro teve como objetivo promover uma maior compreensão sobre o papel do dízimo na vida dos fiéis e na sustentabilidade das atividades pastorais. Durante o evento, foram compartilhados testemunhos de pessoas que experimentaram os frutos da prática do dízimo, destacando como esse compromisso fortalece a comunidade e permite que a missão evangelizadora seja desenvolvida de maneira mais efetiva.

Padres e líderes paroquiais também apresentaram experiências e boas práticas da Pastoral do Dízimo em suas respectivas paróquias, incentivando a participação ativa dos fiéis e dando exemplos concretos de como os recursos provenientes do dízimo são aplicados em obras de caridade, formação catequética, manutenção das estruturas paroquiais, entre outros.

Durante os momentos de reflexão e formação, os participantes tiveram a oportunidade de compreender que o dízimo não é simplesmente uma obrigação financeira, mas uma expressão de gratidão a Deus e uma oportunidade de colaborar ativamente com a construção do Reino de Deus na Terra. Também foi ressaltada a importância da transparência e prestação de contas na administração dos recursos, gerando confiança e incentivando a generosidade dos fiéis.

O evento contou com a presença do bispo diocesano, Dom José Hamilton de Castro e o Pe. Fabricio que que enfatizou a importância do compromisso de cada fiel com o dízimo, recordando que é através dessa prática que a Igreja pode realizar seu papel de acolher, evangelizar, formar e promover a caridade.

Ao final do encontro, ficou estabelecido que serão promovidos momentos de formação e espiritualidade específicos para os agentes da Pastoral do Dízimo, visando aprofundar ainda mais a compreensão dessa prática e fortalecer o trabalho realizado nas paróquias.

Esse primeiro encontro da Pastoral do Dízimo na Diocese de Almenara foi considerado um marco importante na conscientização e engajamento dos fiéis nessa prática, promovendo uma renovação espiritual e um comprometimento ainda maior com a missão da Igreja.

• PASCOM