Pausa espiritual PASCOM Julho 2023

Como utilizar o subsídio? 

O subsídio pode ser utilizado pelos agentes durante as reuniões ordinárias nas suas comunidades, paróquias, dioceses e, até mesmo, em nível regional. Também é sugerido que as equipes possam dedicar momentos específicos para a oração comunitária, dando o sentido que aponta o Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil, de que

“a espiritualidade constitui o alicerce de todos os eixos e a vivência constante do seguimento a Jesus Cristo. Sem a espiritualidade, o comunicador esvazia-se, fragiliza-se como sujeito e torna-se vulnerável às dificuldades que se apresentam ao longo do caminho.” (DCIB, n. 332)

Mais do que um conjunto de fórmulas e orações prontas, a proposta é levar o pasconeiro a uma intimidade com a pessoa de Jesus Cristo. Parar um pouco o fazer para viver a beleza do encontro com Cristo e com os irmãos, em oração.

 

 

Por que “Pausa Espiritual”?

Muitos agentes de Pastoral, especialmente na Pascom, são marcados pelo ativismo. As Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora atuais, inclusive, apontam que é preciso superar a ideia de que o fazer já é uma forma de oração.

“Muitas atividades podem facilmente levar os cristãos a caírem em tentações como ativismo, vaidade, ambição e desejo de poder. Nessa perspectiva, os agentes de pastoral correm o risco de se esquecer da dignidade batismal, como verdadeiros sujeitos eclesiais, reduzindo-se a meros voluntários” . (DGAE, n. 97)

No dicionário, pausa indica uma breve interrupçãodescansointervalo. Nesta pausa é importante escutar o coração, escutar os seus sentidos e buscar neles a presença de Deus. Como afirma o cardeal Tolentino, “podemos reencontrar Deus, em um encontro com nossos próprios sentidos”. Pausar porque é o tempo suficiente para se abastecer e continuar o caminho. É bom estar no monte, assim como queriam os discípulos no Tabor, mas o desafio é pausar, fazer a experiência e seguir o caminho com o coração cheio de Deus para a vivência pastoral. Assim, a proposta de uma pausa espiritual é que o momento seja uma pausa restauradora para o cultivo da espiritualidade e abastecimento para continuar a missão.

subsidio-gt-espiritualidade-pe23-julho_link