Representantes da Diocese participam do 7º Encontro Nacional da Pascom

Representantes da Pascom Diocesana, participam do 7º Encontro Nacional da Pascom em Itaíci – SP, este ano com a novidade da participação na modalidade on-line através da plataforma zomm ou presencialmente em Itaici -SP

O tema central do 7º Encontro Nacional da Pascom faz ecoar o grande momento vivido pela Igreja com a experiência do Sínodo dos Bispos sobre sinodalidade. É o momento oportuno para os agentes da Pascom pensarem sua missão à luz da convocação feita pelo Papa Francisco. Para isso, foram planejadas exposições, roda de conversa, painéis, partilhas de boas práticas para todos os participantes em modo presencial ou remoto. Na tarde de sábado, acontecem as Trilhas de Conhecimento a partir dos três pilares do Sínodo (comunhão, participação e missão). Os participantes, tanto presencial quanto de forma remota, poderão escolher duas atividades, uma em cada turno das trilhas. Não é permitida a participação na mesma trilha nos dois horários.

22/07 (sexta-feira)

16h – Credenciamento

17h – Solenidade de abertura

• Oração
  • Composição da mesa
  • Exposição – Diálogos | Comunicação e sinodalidade: comunhão, participação e missão

19h – Jantar

20h – Roda de conversa – Diálogos | Igreja Sinodal: perspectivas e desafios

21h – Boas práticas | Partilhas de experiência de Articulação na Pascom

21h15 – Bênção da noite

21h30 – Chá da noite

23/07 (sábado)

07h30 – Café da manhã

8h30 – Oração da manhã

9h20 – Animação

9h30 – Exposição – Diálogos | Ser Igreja: transversalidade a serviço da comunhão

10h30 – Cafezinho

11h – Boas práticas | Partilhas de experiência de Formação na Pascom

11h15 – Exposição – Diálogos | Espiritualidade na comunicação: a oração como fonte de vivência da fé

12h15 – Boas práticas | Partilhas de experiência de Espiritualidade na Pascom

12h30 – Almoço

14h – Trilhas

Trilhas Comunhão

1. Concílio Vaticano II: 60 anos depois, qual o caminho?
  2. Ministerialidade na Igreja sinodal: leigos e leigas como sujeitos eclesiais.

Trilhas Participação

1. Pascom e Pastorais Sociais
  2. Interatividade e proximidade no ambiente digital

Trilhas Missão

1. Igreja Missionária e solidária: comunidades em estado permanente de missão
  2. Juventudes na Igreja Sinodal

16h00 – Cafezinho (30’)

16h30 – Continuação das trilhas

Trilhas Comunhão

1. Concílio Vaticano II: 60 anos depois, qual o caminho?
  2. Ministerialidade na Igreja sinodal: leigos e leigas como sujeitos eclesiais.

Trilhas Participação

1. Pascom e Pastorais Sociais
  2. Interatividade e proximidade no ambiente digital

Trilhas Missão

1. Igreja Missionária e solidária: comunidades em estado permanente de missão
  2. Juventudes na Igreja Sinodal

18h30 – Tempo livre

19h30 – Jantar

20h30 – Momento cultural

21h30 – Chá da noite

24/07 (domingo)

07h30 – Café da manhã

8h – Oração da manhã (30’)

8h30 – Painel – Diálogos | Eleições 2022: postura, gerenciamento de crises, produção de conteúdos

9h15 – Papo aberto | Momento de escuta e dúvidas com a Coordenação Nacional | Marcus Tullius e Patrícia Luz

10h – Boas práticas | Partilhas de experiência de Produção na Pascom

10h15 – Encaminhamentos finais

10h30 – Cafezinho

11h – Missa de encerramento | Envio missionário e Ação de Graças pela 1ª Turma da Escola Nacional de Comunicação

12h – Almoço

_____________________________

ONDE SERÁ O ENCONTRO?

O 7º Encontro Nacional acontecerá no Mosteiro de Itaici, localizado num bairro do município de Indaiatuba entre as cidades de Campinas e São Paulo. O local foi palco de momentos históricos para a caminhada pastoral da Igreja no Brasil acolhendo durante anos a Assembleia Geral da CNBB. Ali também é um centro de espiritualidade sob a condução dos jesuítas, funcionando regularmente cursos, encontros e retiros. O mosteiro possui estrutura para dormitório, refeitório, bem com ambientes para realização das conferências e demais atividades.

Fonte: Pascom Brasil          @pascom.brasil  @diocesealmenara