Diocese realiza encontro de Atualização do clero, com tema: Cristologia em contexto de conflito: Jesus Cristo no Evangelho segundo Mateus

A Diocese de Almenara-MG,  realizou um encontro de atualização do clero com o tema “Cristologia em contexto de conflito: Jesus no Evangelho segundo Mateus”. O objetivo deste encontro foi promover uma reflexão aprofundada sobre a pessoa de Jesus Cristo, sua mensagem e sua atuação no contexto de conflitos sociais e religiosos, conforme retratado no Evangelho segundo Mateus.

Durante o evento, os participantes tiveram a oportunidade de estudar e analisar os textos do Evangelho de Mateus, focando especialmente nos relatos em que Jesus é apresentado enfrentando desafios e confrontando as estruturas de poder e os líderes religiosos da época.

O encontro contou com a Assessoria do Pe. Jaldemir Vitorio, SJ, da Faculdade Jesuíta /BH. O encontro  foi dividido em palestras e apresentações dos aspectos teológicos e históricos do Evangelho de Mateus, destacando-se a relevância da cristologia, que é o estudo sobre a pessoa de Jesus Cristo, para compreendermos a mensagem e a missão de Jesus em um contexto de conflito e tensões sociais e religiosas.

Além disso, o encontro proporcionou momentos de reflexão em grupo, debates, nos quais os participantes puderam compartilhar experiências pastorais e discutir as aplicações práticas da cristologia em sua atuação pastoral, especialmente diante dos desafios enfrentados na sociedade contemporânea.

O palestrante, enfatizou a importância de uma compreensão mais profunda de Jesus Cristo como o Filho de Deus encarnado, seu papel como redentor e salvador, e como a mensagem e os ensinamentos de Jesus se aplicam aos desafios e conflitos presentes em nossa realidade atual. Também destacaram a necessidade de seguir o exemplo de Jesus em sua postura de amor, justiça, misericórdia e busca pela paz, mesmo em contextos de conflito.

Esse encontro de atualização do clero com o tema “Cristologia em contexto de conflito: Jesus no Evangelho segundo Mateus” visou fortalecer a formação teológica e pastoral dos participantes, padres e leigos, capacitando-os a lidar de forma mais eficaz com os desafios pastorais e sociais em suas paróquias e comunidades. O objetivo foi permitir que eles transmitissem com maior clareza e profundidade a mensagem de Jesus e sua relevância para a transformação do mundo.

1. A Diocese de Almenara espera que esse encontro tenha proporcionado aos participantes uma visão mais sólida e contextualizada da cristologia e do Evangelho segundo Mateus, capacitando-os a serem líderes pastorais comprometidos com a promoção da justiça, reconciliação e paz, e com a construção de uma sociedade mais fraterna e solidária, à imagem do Reino de Deus proclamado por Jesus.