Diocese realiza estudo da CF 2020

A Diocese de Almenara realizou no dia 08 de fevereiro, um encontro de estudo da Campanha da Fraternidade 2020, em Almenara no Centro Diocesano padre Luis Sandrini, a partir do tema e do lema da própria Campanha: “Fraternidade e Vida: dom e compromisso”, e “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10, 33-34).

De acordo com dom Cabral, bispo diocesano: a participação do povo de Deus “foi muito boa, o encontro foi produtivo, com explanações do tema, lema e debates que foram realizados, além dos encaminhamentos em vista de uma prática em nossa realidade familiar, comunitária e social”. O encontro foi assessorado por , Padre Claudio Cordeiro, Vigário Geral e Coordenador de Pastoral da diocese.

Foi aprofundada a primeira parte – “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele”(Lc 10,33-34) -, refletindo sobre os diversos olhares da indiferença que ameaçam a vida, e também a necessidade do olhar da solidariedade social e a atitude nossa para superar a indiferença e trabalhar com amor e caridade.

Na segunda parte – “sentiu compaixão” -,Pe. Claudio conta que “percebemos a compaixão de Jesus que rompe com a indiferença, que é ter mais coração nas mãos, a caridade como verdadeiro sentido da vida e o cuidado com o outro”.

Já na terceira parte – “e cuidou dele” -, a reflexão foi direcionada a partir do cuidar de Jesus, sempre em disposição de servir.

Orações e estudos em grupos também fizeram parte da programação.

“Vimos a necessidade de divulgar o tema e o lema nas comunidades, nos encontros de formação na base, de reforçar a Pastoral de Conjunto, e de defender a vida desde a sua concepção até o seu ocaso. Vimos a necessidade de trabalhar o objetivo geral da CF 2020: Conscientizar, à luz da Palavra de Deus, para o sentido da vida como dom e compromisso, que se traduz em relações de mútuo cuidado entre as pessoas, na família, na comunidade, na sociedade e no planeta, nossa casa comum”, reforça o bispo diocesano.

O estudo da CF 2020 encerrou na parte da tarde com o convite de cada representante paroquial para que seja multiplicador em sua paróquia ou comunidade.