OUTUBRO, MÊS DAS MISSÕES – NOVENA MISSIONÁRIA

Em sintonia com a Igreja em todo o Brasil, as comunidades de fé da Diocese de Almenara celebram o Mês Missionário, a partir desta quinta-feira, dia 1º de outubro, data dedicada a Santa Teresinha do Menino Jesus, padroeira das missões.

Convocado pelo Papa Francisco, o Dia Mundial das Missões, celebrado no  penúltimo final de semana de outubro (17 e 18)  é uma expressão fraterna de todo o povo, através da oração e da colaboração ao Fundo Universal de Caridade, que mantém projetos nas áreas da saúde, educação, obras sociais, hospitais, leprosários, asilos, orfanatos, atendimentos à família e formação missionária em todo o mundo.

No Brasil, as Pontifícias Obras Missionárias organizam durante o mês de outubro a Campanha Missionária, com o objetivo de promover a animação e cooperação com os territórios de missão nos cinco continentes.

Novena Missionária

A Novena Missionária convida a mergulhar no tema da vida, vida que se faz missão em diferentes realidades do Brasil que tem presente tantas dores, feridas trazidas pela pandemia do Coronavírus. Cada um de nós aprendeu, sensíveis a essa experiência, a ser uma Igreja mais samaritana, sinodal em estado permanente de missão.

Para colaborar com a reflexão, a Novena Missionária reflete a vida e o testemunho dos diferentes sujeitos da missão que, com ousadia e a seu modo, pronunciam: “Eis-me aqui, envia-me” (Is 6,8). Durante os nove dias rezaremos o tema “A vida é missão” que se desdobra na vida missionária das famílias; dos seminaristas; da vida consagrada; da infância e adolescência missionária; dos ministros ordenados; da juventude; da Amazônia e dos idosos e enfermos.

Em cada dia da Novena, o método da Leitura Orante da Palavra ilumina e orienta a nossa vida na missão. O objetivo é criar comunhão, rezar, refletir e incentivar para o compromisso, tendo presente os diversos aspectos da Missão. A Novena pode ser feita pelos grupos de reflexão, famílias, nas comunidades ou escolas.

A capa do livrinho também traz o Zapcode. Para utilizá-lo basta baixar gratuitamente o Aplicativo Zappar no Smartphone (celular e tablet). Depois, ao direcionar o aparelho para a capa é possível assistir a um vídeo e acessar os conteúdos da Campanha Missionária.

Para fazer a sua oração da Novena Missionária , clique aqui.

Assista ao primeiro vídeo de uma série de testemunhos gravados para a Campanha  Missionária:

#mêsmissionário
#igrejaemmissão