Nova presidência do Regional Leste 2 da CNBB é eleita

Dom José Carlos de Souza Campos, Bispo da Diocese de Divinópolis (MG) foi eleito na noite desta terça-feira, 04 de junho, o novo presidente do Regional Leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O episcopado dos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo também escolheu Dom Paulo Bosi Dal’Bó, Bispo da Diocese de São Mateus (ES), como vice-presidente e Dom Geovane Luís da Silva, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte (MG), como secretário. A eleição foi realizada durante a Assembleia Anual CONSER Leste 2.

Dom José Carlos de Souza Campos – Nasceu em Itaúna (MG) em 03 de janeiro de 1968. Filho de José Pinheiro Campos e Piedade Souza Campos. Tem, atualmente, cinco irmãos, pois dois são falecidos. Cursou mestre em Teologia na Pontifícia Università Gregoriana, Roma, (2000 -2002), com a tese: Na pergunta sobre o homem, a inevitável pergunta sobre Deus. Um percurso de antropologia filosófico-teológica, na obra de Juan Alfaro.

Em 2014 foi nomeado como Bispo Diocesano de Divinópolis (MG) e no ano seguinte eleito como Secretário do Regional Leste 2 (2015-2019).

Dom Paulo Bosi Dal’Bó – Nascido em 27 de agosto de 1962, é filho de Dionísio Dal’Bó e Iolanda Claris Bosi Dal’Bó. Fez graduação em Ciências Contábeis, Faculdade de Administração e Ciências Contábeis de Linhares FACCL-ES (1989-1992); Capacitação Pedagógica com Especialização em Psicologia da Educação, Universidade Federal do Espírito Santo – UFES, com extensão em Linhares (1992-1993); Pós-graduado em Comunicação Social – CEPAC-SP (1998-199); Especialização em Psicologia do Desenvolvimento, Centro Pastoral Santa Sé – SP (2005-2007).

Colaborador de Dom José Aristeu Viera na Comissão para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada, acompanhando a OSIB e PV/SAV (2015-2019). Bispo referencial da Cáritas Estadual no Sub-Regional Leste 2, Província Eclesiástica do Estado do Espírito Santo.

Dom Geovane Luís da Silva – Nasceu em Barbacena em 21 de junho de 1971. Filho de José Sabino da Silva e Antônia Ferreira da Silva. Cursou mestrado em Teologia Dogmática com a tese: “Sacrosanctum Concilium 59: elementos de teologia sacramental” pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma (2003-2005); Pós-graduação em Cultura e Arte Barroca pela Universidade Federal de Ouro Preto (MG).

Em 2016 foi nomeado como Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte.